Fórum que vai tratar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável está com inscrições abertas

Por Viviane Westin

O município de Jaguariúna vai sediar no próximo dia 23 abril o “Fórum ODS 2019”, promovido pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Trilhos do Jequitibá, com apoio de um grupo de voluntários e a colaboração do Hotel Matiz. O público-alvo são os diversos segmentos da sociedade, representantes dos setores públicos e privados, além daqueles que atuam junto ao terceiro setor. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas a partir de terça-feira (18), até 15 de abril.

O presidente da Oscip, Hilário Argemiro, destaca a necessidade de entendimento e apoio aos ODS para a adesão ao Pacto Global por parte dos diferentes setores da sociedade. Segundo ele, o foco da proposta é possibilitar a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas das instituições representadas pelos participantes, alinhadas à Agenda 2030 das Nações Unidas.

A Agenda 2030 é formada por 17 ODS e dois palestrantes vão tratar da importância das metas para a sociedade e o impacto causado no meio ambiente durante o Fórum. A programação do evento vai contemplar a explanação dos ODS e de como podem ser implementados nas instituições públicas e privadas, com a participação da assessora técnica da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos de São Paulo, Eliana Falque. Já o coordenador do projeto Mudavisão em Compostagem, Cássio Henrique Silva, vai tratar das diretrizes, em especial o objetivo 12 dos ODS sobre o tema “Consumo e produção responsáveis – assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”.

O evento também contará com a participação da presidente da 232ª subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Jaguariúna, dra. Maria do Carmo Santiago Leite, que vai tratar do tema “Empoderamento da mulher”. Vale ressaltar que o objetivo 5 dos ODS trabalha o tema “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

“O Fórum será uma oportunidade para que empresas e instituições públicas possam aderir ao Pacto Global, e assim promoverem ações junto à comunidade e ONGs, visando o bem-estar e a progressão de uma sociedade cada vez melhor e mais inclusiva, consciente de suas responsabilidades e preocupada em zelar pelo espaço e ambiente em que vive”, detalha Hilário.

A Oscip Trilhos do Jequitibá é a instituição âncora apoiadora do Núcleo ODS Jaguariúna, que já vem discutindo o tema desde 2017. Segundo Hilário, a principal atuação do grupo tem sido levar informação por meio das das redes sociais, campanhas e palestras nas empresas envolvendo temas específicos referentes aos ODS.

Como idealizador da proposta e coordenador do Núcleo, Hilário detalha que, até o início de 2019, a ação do grupo se limitou a apoiar e divulgar ações ligadas aos ODS, sendo o atual momento de reestruturação: “Após a realização do Fórum, iremos rever se será mantido o Núcleo ou se os projetos desenvolvidos pela Oscip deverão estar relacionados aos ODS e trabalhar em conjunto com a Rede Pacto Global. Outra opção será a de ter um projeto especifico que possa tratar todos os ODS”, finaliza.

Serviços:
Inscrições para o Fórum ODS 2019
Período: de 18/03 até 15 de abril
E-mail: ods.trilhos@gmail.com
Data do evento: 23/04 (3ª.feira), das 9h às 12h30 – credenciamento até às 8h30
Local: Hotel Matiz – Av. Armando Mário Tozzi, 1400 – Núcleo Santa Úrsula, Jaguariúna