Jaguariúna recebe Carreta Literária que vai atender sete mil alunos

O projeto parte do conceito de um menu de livros para promover um caráter lúdico à experiência de se aproximar dos livros

A semana teve início com a chegada da Carreta Literária nesta segunda-feira (18) na Escola Municipal Professor Irineu Espedito Ferrari, em Jaguariúna. Trata-se de um equipamento móvel em formato de carreta que remete a um food truck e procura associar a leitura a uma atividade lúdica. São 500 livros com o objetivo de incentivar o hábito de leitura dos sete mil alunos de 13 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal.

Após a permanência de 20 dias em cada uma das 13 escolas municipais de Jaguariúna, o acervo será doado à Secretaria de Educação
Prefeito e secretária municipal de Educação de Jaguariúna e representantes da CPFL na primeira parada da carreta, na abertura das atividades

Essa é a primeira parada da Carreta Literária, cada escola terá acesso ao acervo da biblioteca em formato de food truck literário por 20 dias. A depender do interesse pelos livros, os alunos poderão escolher o que ler dentro das classificações: Entrada, Prato Principal e Sobremesa, numa analogia com um cardápio de refeições.

Vereadores da Câmara Municipal de Jaguariúna também prestigiaram o evento

O projeto parte do conceito de um menu de livros para promover um caráter lúdico à experiência de se aproximar dos livros, tendo como pano de fundo o objetivo final de estímulo ao hábito de leitura. Nas opções de Entrada, oferece aperitivos como crônicas, contos e outras leituras breves. A opção Prato Principal sugere obras da literatura clássica e best sellers. Já para a sobremesa, as alternativas mais “doces” da literatura: livros infantis e de poesia.

Na cerimônia de abertura das atividades, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, ao lado da secretária de Educação, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, e de representantes da CPFL, destacou a importância dessa ação na formação das crianças.

“Temos o orgulho e a satisfação de ser a primeira cidade a receber a Carreta Literária. Um projeto pioneiro que com certeza vai trazer grandes benefícios para as nossas crianças, afinal, não existe nada mais fascinante e encantador do que à leitura. Agradeço à CPFL pela parceria e a toda equipe da secretaria de educação por essa conquista”, considerou o prefeito.

Após a permanência de 20 dias em cada uma das 13 escolas municipais de Jaguariúna, o acervo será doado à Secretaria de Educação. A Carreta Literária também inclui um programa de capacitação dos professores e voluntários para mediação no processo de leitura.

O projeto acontece por meio da Lei Rouanet e tem autoria e realização da CEC Brasil Cultura, Esporte e Cidadania. A iniciativa faz parte do Circuito CPFL é um programa do Instituto CPFL.

Foto: Divulgação; Ivair Oliveira

Com informações da Prefeitura Municipal de Jaguariúna