Projeto Ver Bem terá atenção especial aos estudantes com problemas de visão

Em reunião realizada nesta terça-feira (29) entre o prefeito Gustavo Reis e representantes da Sky, foi firmada uma nova parceria que abrange a área da Educação. O município de Jaguariúna vai receber o Projeto Ver Bem, que será levado às escolas da rede pública de ensino, com um trabalho que vai envolver 3100 alunos. Um segundo assunto que esteve em pauta foi a continuidade da implantação do projeto Escola Plus, que teve início no ano passado.

Segundo anunciado, o objetivo do Projeto Ver Bem é identificar aqueles que tenham problemas de visão e beneficiá-los com a doação de óculos. Os professores/educadores terão um papel fundamental, por isso vão receber uma capacitação para fazer uma pré-triagem com os alunos em sala de aula. Essas atividades já devem ter início no dia 11 de fevereiro.

A dinâmica do projeto prevê que os alunos que demonstrarem algum grau de dificuldade para enxergar adequadamente serão encaminhados para exames oftalmológicos. Numa terceira e última etapa, quem precisar usar óculos irá receber uma doação por meio da Organização não-Governamental (Ong) Renovatio, que é parceira na iniciativa.

Segundo a responsável pelo setor de Responsabilidade Social da Sky, Ana Lúcia Maestrello, a escolha de Jaguariúna para iniciar esse projeto na América Latina se deu pelo fato de considerarem que o município oferece as condições para desenvolver um piloto que seja modelo para os demais países e em outros municípios brasileiros.

“Então, nossa proposta é iniciar a capacitação dos professores a partir de 11 de fevereiro, passando depois para os exames dos alunos e os encaminhamentos aos exames, concluindo esse processo de grande alcance social no final de maio de 2019, com uma cerimônia de entrega dos óculos doados aos estudantes”, detalhou Lúcia Maestrello.

O prefeito Gustavo Reis agradeceu a interação da Sky com Jaguariúna e elogiou a visão social demonstrada pela empresa. “Temos a melhor educação da Região Metropolitana de Campinas, a melhor merenda escolar e também a melhor Saúde, então, entendo que esses dois projetos da Sky se somam a essas conquistas e só temos a agradecer. Estamos de braços abertos para novas parcerias e deixo aqui nosso muito obrigado à Sky, em nome de toda a população”, disse o prefeito.

Escola Plus

O Escola Plus, que tem tecnologia para melhorar o ensino em sala de aula utilizando o conteúdo dos canais National Geographic, Discovery Channel e Disney Channel agregados ao currículo escolar, completou a capacitação técnica e pedagógica dos 22 professores participantes, instalou 20 decodificadores (pontos de recepção do sinal da Sky) nas 12 escolas beneficiadas e terá agora uma avaliação do aprendizado nas Oficinas de Capacitação já ministradas.

“Desenvolvemos o Escola Plus em nove países e faço questão de destacar que os educadores de Jaguariúna estão de parabéns pelo empenho em aprender a lidar com essa nova ferramenta. Como uma das metas para 2020, pretendemos lançar um aplicativo que poderá ser baixado no celular e utilizado por todos os professores na preparação do conteúdo das aulas”, disse o presidente da Sky Adir Matos.

Conforme o gerente regional do Projeto Escola Plus para a América Latina, German Covarrubia, o desenvolvimento e os avanços obtidos pelo projeto Escola Plus em Jaguariúna devem ser apresentados num Congresso Latino Americano, previsto para ocorrer em outubro deste ano em Medellín, na Colômbia.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariúna / Foto: Ivair Oliveira