Nova diretoria da ACIJ será empossada no dia 31 e apresenta planos para modelo de gestão

A nova diretoria da Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (Acij) será empossada na próxima quinta-feira (31) para o mandato do quadriênio 2019-2022. O período de inscrição das chapas para o pleito eleitoral se encerrou no último dia 21, com apenas uma inscrita para a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal. Nesta situação, o estatuto da Associação prevê a posse por aclamação.

A Chapa 1 (Atitude) que tem como presidente o empresário João Rodrigues dos Santos. Segundo ele, uma das características comuns aos integrantes do grupo é o empreendedorismo

O grupo inscrito é a Chapa 1 (Atitude) que tem como presidente o empresário João Rodrigues dos Santos e na vice-presidência a empresária Maria Silvia Azevedo. A gestão do novo mandato terá início a partir do dia 1º de fevereiro.

Em entrevista ao Jornal Gazeta Regional, o empresário detalhou algumas das propostas que o novo grupo pretende colocar em execução no gerenciamento da Acij, bem como das motivações e articulações para a formação da chapa.
Segundo João Rodrigues, as ações do grupo para contribuir com a expansão da Acij terão como base alguns pilares, sendo um deles baseado no próprio slogan da Chapa que é “promover e realizar ações”. Outros dois destaques são o Portal de Transparência, com o objetivo de explanar os números e as ações da associação, e um Modelo de Excelência em Gestão (MEG).
“O MEG é um modelo de gestão criado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e que visa dar a uma empresa um modelo integrador, pois os fundamentos de uma gestão não são aspectos isolados, mas sim inter-relacionais. Desta forma, a empresa em todos seus aspectos melhora sua eficiência e eficácia obtendo resultados maiores do que a média do mercado”, explica o empresário.
Ele complementa destacando alguns desses aspectos inter-relacionais: pensamento sistêmico; aprendizado organizacional e inovação; liderança transformadora; compromisso com as partes interessadas; adaptabilidade; desenvolvimento sustentável; orientação por processos; geração de valor.
Questionado sobre as principais propostas da Atitude para o quadriênio 2019/2022, o empresário afirma que o grupo já “reuniu mais de cem ideias para serem implantadas na Associação Comercial, a partir de 1º de fevereiro quando inicia nossa gestão”.

Novas ideias

Algumas ideias são destacadas por João e inclui a pretensão de uma sede própria para a Associação, como segue: “ACIJ Visita; expansão de associados; pesquisa de satisfação sobre a Zona Azul; remodelação do site; utilização massiva das redes sociais; novo conceito de parceria com fornecedores, associações, entidades, instituições financeiras e poder público; busca de novas receitas; busca de novos investimentos e até sonhar com uma sede própria”.
Do ponto de vista dos associados e dos consumidores, num curto ou médio prazo, a Atitude espera impactar a percepção dessas pessoas sobre as mudanças propostas. Segundo o empresário, “o ACIJ Visita será um dos meios importantes, pois é o diálogo da empresa com o associado, onde colheremos preciosas informações do que ele necessita e do que podemos, a curto prazo, lhe oferecer e o capacitar para um bom atendimento ao seu consumidor”.
Por outro lado, João garante que o consumidor terá junto dele uma Associação atuante. “Será ofertado muito conhecimento de qualidade para que o consumidor possa melhorar sua vida pessoal e profissional. Ele terá na Associação um forte aliado para a melhoria da qualidade da prestação de serviço no comércio, bem como dicas para ter melhores preços com qualidade. Vamos nutrir nosso associado com diversas dicas e ideias para que isto ocorra”, enfatiza o presidente da Atitude.
O empresário João Rodrigues dos Santos é diretor da JRS Computação e do Marketing do Bem, empreendedor, administrador profissional, master Coach, gestor de negócios, vendedor e líder empresarial.

Empreendedorismo é uma das afinidades do grupo

ACIJ
A Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (Acij) foi fundada em 2 de abril de 1981. Segundo descritivo institucional disponível no portal, os empresários da cidade sentiram a necessidade da união de esforços para alavancar o comércio local e constituíram a Associação. Desde então, 11 mandatos presidenciais foram cumpridos: Aristides Panigassi (1981/1982); Antonio Carlos Lanaro (1983); Nivaldo Pinheiro de Moraes (1984); Bento Alves de Godoy (1985/1986); Lucila José Chiavegato Pessorrusso (1987/1988); Moacir Ramos Filho (1989/1990); Valcy Jeremias Moreira (1991); Reinaldo Vitório Chiavegato (1992/2004); Wagner Lima (2005/2008); Vanildo Pereira da Silva (2009/2010); Reinaldo Vitório Chiavegato (2011/2019).

Reportagem: Viviane Westin