Carnês do IPTU 2019 em Jaguariúna serão entregues via Correios e primeira parcela vence dia 20 de fevereiro

Conforme o Departamento de Tributos da Prefeitura, o carnê poderá ser impresso pela internet

Os carnês do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) de Jaguariúna, referentes ao exercício 2019, começarão a ser entregues aos munícipes na primeira semana de fevereiro, mediante carta simples postada pela Prefeitura nos Correios.

Além disso, a partir de segunda-feira (21) os carnês estarão disponíveis no site da Prefeitura para serem baixados e impressos, o endereço eletrônico é o jaguariuna.sp.gov.br

“A entrega via Correios é a novidade do IPTU 2019: o munícipe não precisa estar em casa para receber o documento, o que deixa a entrega mais eficaz para a Prefeitura e bem mais prática para os contribuintes”, explica Elisa Teresa Monteiro, diretora do Departamento de Tributos da cidade.

Segundo Elisa, todo e qualquer questionamento quanto ao valor a ser pago deve ser feito até 20 de fevereiro de 2019, que é a data do vencimento da primeira parcela. Ela disse ainda que o reajuste aplicado ao IPTU 2019 foi de apenas 4,56% em relação ao exercício de 2018 e o aumento de 0,2%.

A Prefeitura segue o que determina o Decreto 3905, de 18 de dezembro de 2018, utilizando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) adotado pelo Governo Federal e aplicando 0,2% de aumento, conforme determina a Lei Complementar número 320, aprovada na Câmara Municipal em 16 de julho de 2018.

Portanto, em relação ao ano passado a variação será de 4,76% (sendo 4,56% do IPCA + o aumento de 0,2%). Para quem fizer o pagamento a vista (cota única), o desconto será de 4%. Tanto a cota única com desconto quanto a primeira parcela vencem no dia 20 de fevereiro de 2019. No total, conforme estimativa do Departamento de Tributos da Prefeitura, serão distribuídos 23.850 carnês de IPTU na cidade.

Quanto ao IPCA, trata-se de um índice que é medido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no comércio para o público final. O IPCA é considerado o índice oficial de inflação do país.