Viveiro Municipal doa mudas nativas para plantio em área urbana

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente (Dama) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, doa aos moradores as mudas arbóreas que produz para plantio em áreas urbanas.

A doação das mudas são feitas das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, mas é necessário entrar em contato com a Divisão de Agropecuária pelo telefone 3867- 3073 para agendar a retirada. As mudas são cultivadas no Viveiro Municipal de Mudas Nativas no Centro de Educação Municipal Ambiental (Cema).

Essa ação contempla o programa “Arborização Urbana” do Programa Jaguariúna Verde, mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O plantio das mudas arbóreas na área urbana é a principal estratégia para se combater as chamadas ‘ilhas de calor’, termo usado para se referir ao aumento da temperatura em áreas urbanas.

Além disso, essas árvores têm um processo natural de evapotranspiração, liberando vapor de água na atmosfera, ajudando assim a refrescar naturalmente o ambiente. Outro fator importante é que elas conseguem limpar os poluentes atmosféricos, absorvendo óxido e dióxido de nitrogênio, dióxido sulfúrico e outros poluentes que ajudam a elevar a temperatura local.

O viveiro municipal ocupa uma área de 5 mil metros quadrados e produz aproximadamente 60 mil mudas por ano, tendo como objetivo principal suprir a demanda de mudas para arborização urbana e para plantios em Áreas de Preservação Permanentes (APPs) no município.

Informações divulgadas pela Prefeitura Municipal de Jaguariúna

Foto: Ivair Oliveira