Monitoramento rápido de cobertura vacinal acontece neste sábado em sete bairros de Jaguariúna

Neste sábado (10), a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realiza o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC) nos bairros Nova Jaguariúna, Florianópolis, Boa Vista, Vila Guilherme, Residencial Jaguariúna I, Dom Bosco e Roseira de Cima, no período das 8h às 13h.

O MRC é um método adotado pelo Programa Nacional de Imunização para avaliação da situação vacinal. Nele, os servidores avaliam a cobertura vacinal do município, a partir da visita em cada domicílio e utilizam como fonte de verificação o comprovante de vacinação de cada criança. A escolha do local onde o monitoramento será realizado é feita por meio de sorteio.

Conforme a Secretaria de Saúde, os resultados encontrados são extremamente importantes para subsidiar a tomada de decisão de estratégias adicionais de vacinação, visando melhorar as coberturas vacinais e sua homogeneidade e consequentemente diminuir as populações vulneráveis.

Segundo a secretária da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a população deve colaborar com a apresentação da carteira de vacina à equipe.

Os principais objetivos do MRC englobam três pontos. O primeiro deles é avaliar a situação vacinal das crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos para as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP); e na faixa etária de um ano até menores de cinco anos para as vacinas contra o Sarampo (tríplice viral ou tetra viral). O segundo é resgatar e vacinar crianças nestas faixas etárias não vacinadas contra a poliomielite e contra o sarampo. E, finalmente, melhorar a cobertura vacinal e a homogeneidade de coberturas para as vacinas contra a poliomielite e sarampo no âmbito nacional.

Com informações da Prefeitura de Jaguariúna – Foto: Samuel Oliveira