Feriados de novembro sinalizam boas expectativas para a economia regional

Os feriados deste mês de novembro devem intensificar a visita de turistas na região, atraídos pela variedade de atividades culturais e de lazer oferecidas nas cidades que integram o Consórcio de Turismo do Circuito das Águas Paulista –  Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

A boa perspectiva em relação aos feriados de Finados (2), Proclamação da República (15) e Consciência Negra (20) é sinalizada pelo gestor administrativo do Circuito das Águas Paulista, Juliano Belini. Segundo ele, a expectativa é de um aumento de até 35% na quantidade de visitantes aos municípios da região, em comparação aos finais de semana regulares: “Esses feriados são de suma importância uma vez que há um aumento na demanda e, consequentemente, movimentação da economia regional. Com o término do período eleitoral, economia um pouco mais estável e a proximidade da Região a grandes centros turísticos, acreditamos que teremos maior fluxo nesse período”, detalhou o gestor.

Para reforçar a diversidade de atrativos aos turistas que visitam a região, o presidente do Consórcio e prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo, resgata o próprio slogan do grupo: “Um destino apaixonante”. Ele destaca características importante, como a alta qualidade gastronômica, pontos históricos e culturais e opções para descanso e aventura.

De acordo com Belini, existem aproximadamente 25 mil leitos na rede de hotelaria e hospedagem em toda a região. E o otimismo para o setor turístico também se mantém para o mês de dezembro, culminando com as festas de final de ano. A expectativa já é de um aumento de 40% na circulação de turistas.

Maria Fumaça é destaque entre as atrações turísticas

Em Jaguariúna, o principal atrativo turístico é o passeio de Maria-Fumaça, apontada como o cartão postal da cidade, que chega a receber até duas mil pessoas por final de semana, segundo informações da secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria das Graças Hansen Albaran dos Santos: “A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pelos passeios da Maria-Fumaça, informou que houve um crescimento no número de visitantes na atração e a expectativa é de que haja uma procura ainda maior nos próximos feriados. O percentual de aumento deve ser de aproximadamente 25%”, sinaliza Maria das Graças.

Mas a secretária sinaliza outros temas de interesse que têm conquistado os turistas e garantido maior visibilidade ao município, como parques, eventos culturais, apresentações artísticas e também o roteiro gastronômico – sendo que este último atrai de 4 a 5 mil pessoas por final de semana.

Jaguariúna por si só conta com aproximadamente 900 leitos para hospedagem. “A porcentagem de ocupação nos hotéis é geralmente de 20% a 80%. Os feriados de novembro já ocupam cerca de 60% de leitos dos hotéis”, contabiliza Maria das Graças.

Diversidade

E para turistas que buscam a região para descansar, Juliano Belini destaca a tranquilidade, o ar puro e a segurança que encontrarão nas cidades. “O turista poderá desfrutar dos banhos nas águas termais em Águas de Lindóia; de muita história nas visitas a antigos casarões do século XIX em Amparo, além de um excelente café; flores das mais belas e gastronomia holandesa em Holambra; e um passeio de Trem Maria-Fumaça inesquecível em Jaguariúna”, sugere Belini. E as dicas não param por aí: o turista ainda poderá beber da água mais limpa e comer um leitão à pururuca em Lindóia; experimentar aguardente e comer um pãozinho caseiro em Monte Alegre do Sul; comprar as famosas porcelanas de Pedreira; conhecer o shopping a céu aberto com malhas, couro, entre outros em Serra Negra, além de desfrutar de um bom vinho. “E, para finalizar o passeio, curtir a adrenalina em Socorro, conhecida pela prática de esportes de aventura acessíveis e turismo rural para todas as idades”, finaliza o gestor.

Reportagem: Viviane Westin

Foto: Alexandre Macedo/PMJ