Moradores do Tanquinho Velho reconstroem capela centenária

Os moradores do Tanquinho Velho, em Jaguariúna, estão convidando a população para visitar a centenária Capela de Nossa Senhora Aparecida, que fica no Varjão do Atibaia, no mesmo bairro, mais especificamente no dia 12 de outubro, no feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. O convite é em função da reconstrução da capelinha que foi severamente danificada por incêndio que se iniciou na vegetação próxima.

Segundo os moradores, a visão das ruínas retorcidas pela ação do fogo comoveu a todos do bairro que se solidarizaram na iniciativa de reconstruir o monumento destruído. Organizados em um grupo de WhatsApp programaram reuniões, discutiram o projeto de recuperação da Capela e se solidarizaram para cobrir os custos dessa empreitada. Em dois meses, o trabalho foi feito.

Vale destacar que esta Capela registra parte da longa e rica história do Tanquinho Velho. Há registros dando conta que no Tanquinho, nas margens do Rio Atibaia, dentre as nascentes dos muitos riachos que cortam as poucas áreas de matas nativas remanescentes, que tudo começou. Foi no Tanquinho Velho que a cidade de Jaguariúna teve início.

Segundo os moradores, e é em monumentos, como a pequena Capela de Nossa Senhora Aparecida do Varjão do Atibaia, que foram fixados os registros que permitem saber quem são e o que querem ser.