Jaguariúna abre Semana do Idoso com adesão ao projeto “Cidade para todas as idades”

Jaguariúna está entre os cinco primeiros municípios brasileiros a integrar a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas do Idoso, que faz parte da Organização Mundial de Saúde (OMS). A adesão foi oficializada após o prefeito Gustavo Reis assinar na manhã desta segunda-feira, 1º de outubro, a Carta-Compromisso do projeto “Cidade para todas as Idades”, durante a cerimônia que abriu a Semana do Idoso 2018 em Jaguariúna, no Teatro Municipal.

Cerca de 250 pessoas, em sua maioria idosos participantes dos programas sociais mantidos pela Prefeitura, via Secretaria de Assistência Social, aplaudiram a iniciativa de ampliar as ações que garantem o bem-estar e a qualidade de vida desfrutada pelos idosos na cidade. A gerontóloga e diretora-técnica do Centro Internacional de Longevidade do Brasil, Ina Voelcker, destacou a importância desse avanço.

“Fizemos parceria com a Unicamp, elaboramos a pesquisa que apontou as necessidades atuais dos idosos na cidade e, junto com o Conselho Municipal do Idoso e a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura elaboramos um Plano de Ação que trará ainda mais benefícios ao vocês, idosos. Parabenizamos Jaguariúna por tudo o que vem sendo feito, pois o ponto chave é esse mesmo: garantir o protagonismo dos idosos nesse processo”, elogiou.

Conforme o prefeito Gustavo Reis, 500 pessoas responderam à pesquisa que aponta os caminhos para que Jaguariúna avance ainda mais na proteção e promoção da qualidade de vida dos idosos. “Temos um ótimo trabalho em andamento, feito pela Secretaria de Assistência Social, estamos integrados à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e quero destacar que o que foi elencado nessa pesquisa passa a ser um compromisso desta administração”, disse.

O conteúdo da carta-Compromisso foi apresentado aos participantes e um vídeo com as atividades disponíveis para os idosos em Jaguariúna trouxe imagens e depoimentos sobre o que eles desfrutam nos vários programas disponibilizados pela Prefeitura. A cerimônia teve ainda uma apresentação de coreografia dos alunos do projeto Viva Melhor, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SeJEL).