Programação da Semana do Idoso em Jaguariúna terá múltiplas atividades

A Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Jaguariúna divulgou nesta terça-feira (25/09) as atividades programadas para comemorar a Semana do Idoso 2018 (confira abaixo), que contará, também, com ações na área de saúde. Conforme o calendário oficial, no Brasil o Dia do Idoso é comemorado oficialmente em 1º de outubro.

A primeira atividade será dia 1º de outubro, numa cerimônia marcada para o Teatro Municipal, das 8h às 12, para assinatura da carta-compromisso do projeto “Jaguariúna Cidade Amiga do Idoso”.

Após a assinatura do documento pelo prefeito Gustavo Reis, os idosos que representaram Jaguariúna na abertura dos JORI – Jogos Regionais do Idoso – disputados recentemente em Limeira, subirão ao palco para apresentar o número de coreografia que representou a cidade naquela competição.

Na terça-feira a Semana do Idoso terá continuidade no Espaço Multimodal “Sylvio Venturini”, no Parque Serra Dourada, com o “Encontro Intergeracional”, coordenado pelo Grupo de Fortalecimento de Vínculos da SAS em parceria com a Secretaria de Educação. A atividade contará com a participação de alunos da Escola Municipal Joaquim Pires Sobrinho.

Na quarta-feira (03/10), no Centro Dia do Idoso “Osmar Carneiro”, das 8h às 10h acontece a oficina “Violência financeira contra a pessoa idosa”. O objetivo é discutir e refletir sobre o tema com a palestra do Dr. Paulo Ricardo da Silva, convidado e facilitador que é advogado e membro ativo do Conselho Municipal do Idoso (CMI).

No mesmo dia (03/10), só que na parte da tarde (das 13h30 às 15h), no Espaço Multimodal “Sylvio Venturini”, no Parque Serra Dourada, acontece a apresentação cultural “Piano e Causos”. A programação organizada pela SAS continua na quinta-feira, 4 de outubro, com o Baile da Terceira Idade Especial, em comemoração à Semana do Idoso, que também acontecerá no Espaço Multimodal “Sylvio Venturini”, no Parque Serra Dourada, das 15h às 18h.

Fechando a Semana do Idoso, na sexta-feira, 5 de outubro, das 14 às 15h30, a Prefeitura de Jaguariúna promove um passeio turístico de Maria Fumaça com os idosos participantes dos Grupos de Fortalecimento de Vínculos da SAS e os que frequentam o Programa Viva Melhor, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SeJEL).

No mesmo dia (05/10), das 18h às 20h, no Centro Dia do Idoso “Osmar Carneiro”, será realizada a oficina “Os filhos estão preparados para cuidar dos pais na velhice?”, com a psicóloga Sônia Maião, parceira do Centro Dia do Idoso. De acordo com a programação da Secretaria de Assistência Social (SAS), durante a palestra ela fará a demonstração de um aplicativo de grande utilidade para utilização de cuidadores de pessoas portadoras da doença de Alzheimer.