Prefeitura aumenta tratamento de esgoto com nova ETE e ampliação no Camanducaia

A prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Departamento de Água Esgoto, inaugurou na manhã desta quarta-feira, 19 de setembro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Primavera que beneficiará a região com esgoto tratado para cerca de 10 mil pessoas. O espaço é todo automatizado e cumpre metas estabelecidas na Agenda 2030 da ONU, reafirmando o município como “Cidade Sustentável” já que atende três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), abrangendo “saúde”, “água e saneamento” e “vida sob a água”.

“Essa estação traz melhorias para nossa população e fico muito contente em poder entregar um local com tecnologias, consciência sustentável, além do olhar na saúde pública. Estamos trabalhando muito nesses aspectos e os resultados aparecem com Jaguariúna sendo referência para toda região no aspecto de sustentabilidade”, ressaltou o prefeito Gustavo Reis.

A ETE Primavera é só uma das ações da Secretaria de Meio de Ambiente. Também nesta quarta-feira houve a inauguração do módulo 4 da Estação de Tratamento de Esgoto Camanducaia e do Emissário do Jaguari. Com isso, Jaguariúna passa a ter 74% do esgoto tratado, sendo que em 2016 o índice ficava em 60%. A vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, reforçou a importância destes investimentos.

“Nosso trabalho está focado no desenvolvimento da cidade que tem crescido muito nos últimos anos e por isso estamos construindo estruturas, além dos serviços, para atender toda nossa população. Essas ações são importantes para nosso presente e também futuro”.

As inaugurações estiveram dentro da programação especial de aniversário de Jaguariúna, em comemoração aos 64 anos da cidade, completados no último dia 12.