Conseg realiza trabalho para identificar problema de segurança nos bairros

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Jaguariúna, por meio de sua diretoria, realizou uma consulta entre os moradores de diversos bairros da cidade para conhecer os problemas relacionados à segurança pública.

O tenente da reserva da Polícia Militar (PM) Marcos Viotto, presidente do Conseg, explicou que esse trabalho, realizado entre os meses de maio e julho, consistiu em deixar um folheto em diversos comércios da cidade e também em órgãos públicos no qual o cidadão assinalaria com um ‘x’ os problemas citados, além de poder também acrescentar algo que desejaria. “Eu ajudo a Polícia e a Polícia me ajuda” foi o tema deste trabalho.

“Foi uma consulta na qual as pessoas não precisaram se identificar, e depositaram esse folheto numa urna instalada no mesmo local em que ela o recebeu”, salientou Juvenil Machado de Paulo, vice-presidente do Conseg e corregedor da Polícia Municipal (Guarda Municipal).

Dentre os itens a ser assinalado pelo morador, como constatação de problemas em seu bairro, estavam terreno baldio, falta de iluminação, praça abandonada, trânsito, drogas, falta de escola, obras abandonadas e falta de ônibus. Dos bairros que apresentou maior número de reclamação foi o Jardim Imperial, com 25, seguido do Jardim Europa e Nova Jaguariúna, ambos com 21 reclamações. No Jardim Imperial, por exemplo, dois tipos de queixas dos moradores se sobressaíram: perturbação do sossego e  drogas.

No entanto, de acordo com o levantamento do Conseg, de um modo geral, os moradores que participaram dessa pesquisa colocaram o problema da droga como o mais citado, seguido da falta de policiamento.

O presidente do Conseg disse ainda que esse trabalho não se resumiu somente a consultar os problemas da falta de segurança nos bairros. “Nestes três meses que fizemos este trabalho o Conseg informava a respectiva polícia sobre a informações recebidas e tomavam providências sobre alguma investigação ou melhoria na ronda ostensiva”, disse o tenente.

Para quem deseja conhecer e acompanhar o trabalho do Conseg em Jaguariúna basta acessar o link do Facebook: Consegjaguariuna Conseg. Os integrantes do Conseg se reúnem sempre na última quinta-feira do mês, a partir das 19h, na Câmara Municipal.

PRAÇA MOGI MIRIM

O presidente do Conseg, Marcos Viotto, informou que na manhã de quarta-feira, juntamente com os demais integrantes do órgão, se reuniu com o prefeito Gustavo Reis para buscar alternativas de se solucionar o problema na Praça Mogi Mirim, na região central da cidade.

“Temos um local, que, nas noites e madrugadas dos finais de semana, recebe muitas pessoas, com consumo de álcool e drogas, fazem sexo ali mesmo e muito ato de vandalismo, além do barulho que incomoda toda a vizinhança”, explicou o tenente Marcos. Segundo ele, nesta reunião com o prefeito, ficou acertado a reurbanização da praça por meio do poder público, com intervenção de melhorias, melhorar a visibilidade do espaço, fazem com que o morador de bem ocupe esta área, além de acelerar o processo de licitação para instalação de um quiosque, como existia anteriormente”, contou o tenente.

Ele disse ainda que ficou acertado a instalação de um parque infantil. “Pedimos também medidas urgentes, já que temos essa união das polícias civil e militar e a Polícia Municipal, para que faça uma fiscalização, com o setor responsável da prefeitura e o Conselho Tutelar”.

 

Edmilson Alves

edmilson@gazetaregional.com.br