Músico jaguariunense é selecionado para intercâmbio na Noruega

O ex-aluno de percussão Otávio Antoniaccide 23 anos, ex-aluno de percussão  do Polo Jaguariúna, sua cidade natal, do Projeto Guri, onde estudou por quatro anos, foi dos selecionados para o programa de intercâmbio e viajará para Noruega, por meio do Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa de intercâmbio para músicos criado pela organização parceira JM Norway e promovido no Brasil pela Amigos do Guri.

Antoniacci viajou no dia 10 de agosto e devem permanecer os primeiros 15 dias em um processo de capacitação em Oslo, na Noruega, ao lado de outros jovens selecionados. Os jovens participantes são: Otávio Antoniacci e Gabriel Andres irão para a Noruega; Leonardo Martins e Maria Fernanda Zucchi (esta da cidade de Pedreira) para o Malawi; Miriam Momesso e Lucas D’Alessandro ficarão em Moçambique.

O período inicial de integração tem o objetivo de prepará-los para entender a sociedade e a cultura na qual atuarão como voluntários e também conhecer os conceitos que estruturam o Move e a FK Norway – Fredskorpset – forças de paz da Noruega.

Em sua avaliação, o frio norueguês será um grande desafio, mas está disposto a enfrentá-lo. “A música conecta as pessoas, independente de classe social, lugar, e eu vou buscar essa troca de experiências nos meus projetos”, contou o percussionista, por meio da assessoria de imprensa do projeto.

Após a imersão, cada dupla seguirá seu destino. No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado será realizado por meio da participação em festivais de música, competições, workshops e capacitações em áreas de música, cultura e questões sociais. Na Noruega, os intercambistas selecionados atuarão como voluntários na Escola TrØndertun Folkehøyskole, uma instituição secundária pública de artes que oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança, localizada em Trondheim.

Durante o processo de seleção, os candidatos passaram por entrevistas e testes, avaliando responsabilidade, habilidade musical, comunicação e atributos pessoais. Ao todo, 12 brasileiros já foram beneficiados com a experiência no Move.