Campanha ‘Bate Coração’ alerta motoristas sobre qualidade de vida

A Campanha Bate Coração, promovida pela Renovias, realizou exames e consultas médicas gratuitamente para 269 motoristas, sendo a grande maioria caminhoneiros. A ação foi realizada entre os dias 23 e 27 de julho no Posto Rota 340, localizado no km 141 da SP-340, em Santo Antônio de Posse.

Durante a iniciativa, a equipe de Atendimento Pré-hospitalar da concessionária realizou levantamento junto aos caminhoneiros e foi constatado que 67% desses profissionais têm alimentação irregular e 40% estão fora do peso normal, sendo 43% com quadro de obesidade mórbida. “Estes são alguns indicadores que apontam para a má qualidade de vida desses motoristas e que requerem cuidados para evitar diversas doenças”, alerta o coordenador da campanha, o médico Eli Paulo Colombo Filho.

A pesquisa realizada com os caminhoneiros apontou ainda que 69% deles não praticam atividades físicas, 59% ingerem bebida alcoólica regularmente, 16% são fumantes, 15% dormem menos de oito horas diárias e 22% usam algum tipo de medicamento. Outra informação que demonstra a falta de cuidados com a saúde é que em 18% dos motoristas a aferição de pressão arterial sugeriu atenção e 9% apresentaram alteração no teste de glicemia, que pode indicar risco de diabetes. Em 6% deles o eletrocardiograma apresentou alterações. Do total de caminhoneiros atendidos, 32% têm idade acima de 51 anos.

A Campanha Bate Coração integra o Programa Saúde do Caminhoneiro e o Programa de Redução de Acidentes (PRA) da Artesp e tem como objetivo orientar os motoristas sobre doenças do coração. Além de realizar consulta médica e exames, a equipe da concessionária oferece dicas para prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), câncer de pele e cuidados relacionados à postura e circulação sanguínea.