SINOS DA IGREJA SANTA MARIA PARAM DE TOCAR EM JAGUARIÚNA

Muitas pessoas perguntam: Por que sino na Igreja?

Quantas vezes você percebe na sua cidade e/ou comunidade que o sino da igreja toca?

Você sabe porque os sinos das igrejas tocam?

Há pessoas que não sabem o real significado dos sinos. Mas, mesmo assim, os usam como uma espécie de relógio, uma agenda pessoal.

Os sinos comunicam acontecimentos importantes aos membros de Comunidades. A raiz da palavra sino provém do latim “signu” (sinal). Sinaliza e convoca para o culto, para a adoração e para a gratidão por causa da graça de Deus. O som do sino penetra profundamente nos ouvidos. Atinge a alma das pessoas.

No passado, os sinos da Igreja Santa Maria tinham o papel de avisar a comunidade para as missas, festas e até avisar sobre o falecimento de cidadãos de Jaguariúna.

Já na atualidade, eles tocavam de hora em hora, anunciando a hora atual. Tocavam, pois um procurador do municipio de Jaguariúna, entrou com uma representação junto ao Ministério Público, solicitando que os sinos da Igreja parem de tocar, pelo menos durante a madrugada, pois atrapalha o sono e o direito ao silêncio dos cidadãos.

Por enquanto, não há uma decisão judicial, porém o Pároco responsável pela igreja, decidiu interromper o badalo dos sinos, para evitar maiores problemas.

Esse assunto vem gerando polêmica entre os moradores da cidade, que na sua maioria querem que os sinos voltem a badalar, mantendo assim uma centenária tradição histórica e cultural.

E você, já tem uma opinião formada sobre o assunto?

Participe de nossa enquete. Dê a sua opinião!

 

Você quer que os sinos voltem a tocar?